O aumento de alunos com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais de Várzea Grande e a necessidade de fazer a inclusão deles no ambiente escolar com atendimento e práticas adequadas, foram uns dos motivos para o secretário municipal de Educação, Silvio Fidelis, capacitar os servidores da rede municipal, envolvidos no atendimento dessas crianças.
Durante três semanas, 50 servidores da Educação municipal participaram do curso “Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista”, realizado pelo Instituto Mais.
Com carga horária de 20 horas, as aulas foram on-line, transmitidas pela plataforma do You Tube, com encerramento presencial nessa quarta (29.09), no Núcleo de Tecnologia Municipal de Várzea Grande.
O curso foi ministrado pelos psicólogos com especialização em TEA, Kauana Gonçalves e Agnaldo Antunes, e atendeu o corpo docente dos educadores de Várzea Grande que desenvolvem suas atividades no Centro João Ribeiro Filho - unidade de atendimento e apoio especializado a inclusão de alunos -, e nas unidades escolares: CMEI Manoel Rosa de Figueiredo - Lar Vô Jeje; EMEB Abdala Jose de Almeida; EMEB Apolônio Frutuoso da Silva; EMEB Benedita Bernardina Curvo; EMEB Ary Leite de Campos; EMEB Ednilson Francisco Kolling; EMEB Eunice Cesar de Mello; EMEB Gonçalo Domingos de Campos; EMEB Honorato Pedroso de Barros; EMEB Juvenilia Monteiro Oliveira; EMEB Maria Pedrosa de Miranda; EMEB Nair de Oliveira Correa; EMEB Professor Antônio Salustio Areias; EMEB Professora Ângela Jardim Botelho e SMECEL/Pedagógico.
Segundo servidores que participaram do curso, as aulas foram dinâmicas e com muita troca e valorização das experiências e vivências dos profissionais.
Uma das aulas contou com a participação especial de uma mãe de uma criança com TEA, o que proporcionou uma interação ainda melhor com o público do curso. “O curso foi ótimo. Quando escutamos o relato de uma mãe e ainda experiente no assunto nos ajuda compreender tanto a mãe e o aluno, só tenho a agradecer” disse a professora Greice Maria de Araújo Bezerra, que dá aula na EMEB Apolônio Frutuoso da Silva.
Ao , o secretário Sílvio Fidelis, que participou no encerramento do curso, destaca a necessidade de preparar os servidores para atender as crianças com o transtorno, já que o ambiente escolar é o lugar que proporciona integração social, e entender e saber como lidar com o comportamento dessas crianças é fundamental para contribuição do desenvolvimento social desses alunos.
“O curso foi muito bem elogiado pelos servidores que participaram e já penso em estender para uma nova turma” ressalta.
O coordenador do curso, Kleber Faustino de Moura, especialista em Gestão Escolar, enfatiza que o objetivo é desmistificar o diagnóstico e tratamento as pessoas no Transtorno do Espectro Autista, apresentando aos participantes do curso, sintomatologia e intervenções realizadas para um melhor prognóstico às pessoas no TEA.
“Que mais municípios possam proporcionar aos seus servidores um aprendizado como este, que possibilita que esses profissionais, que lidam diretamente com crianças com TEA, driblem os desafios da aprendizagem do autista na educação infantil. É um ensinamento que, com certeza, irá ajudar esses profissionais a desenvolverem técnicas para ajudar na interação social e comportamental das crianças com transtorno na escola” pontua.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).