Sem concorrentes, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, foi eleito por aclamação na sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), na manhã desta quinta0-feira (11.10), como novo presidente do Poder Judiciário do Estado para o biênio 2019/2020. A posse está marcada para o dia 19 de dezembro, começando a atuar a partir do dia 1º de janeiro de 2019.
O Pleno do TJMT homologou o desembargador Carlos da Rocha como presidente do TJ/MT, e a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, vice-presidente. Ela é única candidata à vaga.
Já para o cargo de corregedor-geral de Justiça, foi escolhido pela Corte, o desembargador Luiz Ferreira da Silva (o único concorrente). O desembargador José Zuquim Nogueira, chegou a se candidatar para a vaga, mas desistiu minutos antes da sessão.
Segundo fontes do oticias, antes de iniciar a sessão, houve uma reunião na antessala do Plenário, entre os desembargadores - a fim de evitar racha e exposição à imprensa - entregaram em acordo que quem tivesse mais voto, seria o cororegedor. O desembargador Luiz Ferreira teve maior número de votos e por conta disso Zuquim abriu mão da candidatura.
Os desembargadores eleitos ficarão nas funções até 2020 e irão substituir, respectivamente, os desembargadores Rui Ramos (presidente), Marilsen Andrade (vice-presidente) e Maria Aparecida Ribeiro (corregedora-geral da Justiça).
Novo Presidente – O desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha é natural de São Paulo, se formou em Psicologia pelas Faculdades Farias Brito (hoje Universidade de Guarulhos -SP) e em Ciências Jurídicas e Sociais pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (SP).
Carlos da Rocha foi aprovado no concurso para a Magistratura de Mato Grosso em 1985, tendo atuado como juiz nas Comarcas de Nortelândia, Arenápolis, Porto dos Gaúchos, Juara, Nobres, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Cuiabá, Sinop e Diamantino.
Além disso, ele ainda atuou no Juizado Especial do Bairro Planalto (Cuiabá); como juiz auxiliar da Presidência do TJMT e como juiz presidente da Segunda Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais.
Em 2008 foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Conforme o TJ/MT, ele chegou ao posto de desembargador pelo critério de merecimento após a aposentadoria do desembargador Ernani Vieira de Souza, em novembro de 2007.
Atualizada às 10h00 - O atual presidente do TJ/MT, desembargador Rui Ramos, acaba de anunciar o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha como novo presidente o Judiciário de Mato Grosso; desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas como a vice-presidente; e desembargador Luiz Ferreira da Silva para o cargo de corregedor-geral de Justiça.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).