07 de Outubro de 2024
07 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 27 de Março de 2024, 15:32 - A | A

Quarta-feira, 27 de Março de 2024, 15h:32 - A | A

Em Cuiabá

Deputado Wilson Santos lamenta cancelamento do Peixe Santo e questiona impactos da nova lei da pesca

"É a primeira vez, nesses últimos 30 anos, que não temos o evento do Peixe Santo", destacou Santos.

Rojane Marta & Angelica Gomes/VGN

O tradicional projeto Peixe Santo, que há 31 anos vem sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, foi cancelado este ano, gerando polêmica e preocupação entre os moradores da capital mato-grossense. A decisão, anunciada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) na segunda-feira (25.03), ocorreu após a desistência da empresa Pescado Assunção Ltda, única habilitada para a comercialização de pescado no evento.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), em entrevista concedida à imprensa na manhã desta quarta-feira (27.03), expressou sua preocupação com o cancelamento do projeto e refletiu sobre os possíveis impactos da nova lei da pesca para a população. "Quando eu fui prefeito de Cuiabá, fiz 200 tanques para incentivar a piscicultura aqui. É a primeira vez, nesses últimos 30 anos, que não temos o evento do Peixe Santo", destacou Santos.

O deputado também esclareceu que a nova lei da pesca não proíbe a questão dos peixes de tanque, mas alega que a empresa contratada para fornecer o pescado anunciou, inesperadamente, sua incapacidade de atender à demanda. Questionado sobre a possibilidade de haver interesses políticos do atual prefeito Emanuel Pinheiro em macular a imagem do Governo, Santos rejeitou essa hipótese, salientando que o desgaste pela falta do evento recai sobre a própria Prefeitura.

“Muita gente vai ficar sem comer o peixe”, lamentou Santos, ao informar que no próximo dia 2 de abril, uma comitiva estará em Brasília para uma nova rodada de audiência de conciliação, para tratar sobre a proibição de 12 espécies de peixe nos rios do Estado.

A 31ª edição do Peixe Santo estava prevista para acontecer nos dias 27, 28 e 29 de março de 2024, em formatos drive-thru e pontos fixos. Diante da desistência da fornecedora e do prazo exíguo para encontrar outra empresa, o projeto foi cancelado, deixando muitos cidadãos sem a tradicional opção de adquirir pescado a preços acessíveis durante a Semana Santa.

A Prefeitura de Cuiabá assegurou que todas as providências administrativas e jurídicas serão adotadas em razão do cancelamento. "O certame estabeleceu que era de responsabilidade exclusiva da empresa todo o manuseio, transporte e armazenamento do pescado", informou a administração municipal, ressaltando que foram cumpridos todos os ritos legais e institucionais para a realização do evento.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760