A Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) anunciou a realização do II Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal, entre 28 e 30 de novembro deste ano, em Cuiabá. Paralelamente acontecerá a reunião extraordinária da Associação das Secretarias de Turismo das Capitais e dos municípios indutores do Turismo da região Amazônica e do Centro Oeste.
O primeiro congresso da CNTur aconteceu na semana passada, em Belém (PA) e resultou em um dos maiores debates sobre o desenvolvimento econômico e social da Amazônia legal, com foco na sedimentação do turismo sustentável na região. O resultado dos debates e palestras do evento foi resumido, à Carta do Turismo esclarecendo que o documento sugere alternativas para ações, projetos e políticas públicas que possam transformar a Amazônia, em destino turístico com potencial consolidado.
“O evento foi uma singular oportunidade para os atores regionais, públicos e privados, construírem um novo caminho para o turismo regional, em uma das regiões mais emblemáticas para o exercício de práticas concretas de sustentabilidade”, afirmou o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto.
Os debates foram em torno dos desafios e estratégias do setor público para o desenvolvimento sustentável do turismo na Amazônia e boas práticas do setor produtivo no fomento ao turismo sustentável. No final, a apresentação de um case de sucesso para o fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).