“Cuiabá nunca mais será a mesma. Esse projeto foi muito interessante e ele veio para ficar”, afirmou ao oticias, a primeira-dama, Márcia Pinheiro sobre o ‘Qualifica Cuiabá 300 anos’, considerado por ela a “menina de seus olhos”.
O projeto, idealizado por ela, e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, foi reconhecido pela ministra das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. “Fomos convidados a integrar a comitiva da ministra. E também, no dia 08 de março de 2020, estaremos nos Estados Unidos apresentando o projeto “Qualifica Cuiabá 300 anos” na Organização das Nações Unidas (ONU)”, revelou.
A primeira-dama contou que no início do projeto, o primeiro pensamento era apenas a qualificação, porém, com o passar do tempo, foi percebendo a interação entre as mulheres, e o projeto foi muito além da qualificação, foi uma “verdadeira terapia” para elas. “Os dados apontaram um alto índice de mulheres que saíram da depressão. O programa já qualificou mais de três mil pessoas, e tem ainda mais duas mil em qualificação, sendo que 80% desses números são mulheres. Algumas mulheres chegaram a confidenciar que estavam entrando em depressão, sem nenhuma motivação, no decorrer da qualificação conheceram novas pessoas, fizeram novas amizades e isso deu motivação para continuarem. A felicidade estava estampada no rosto delas. Isso para nós é muito gratificante”.
Por tudo isso, Márcia Pinheiro reconhece que o programa “Qualifica Cuiabá 300 anos” foi o grande feito neste ano na área social da Capital. Segundo ela, mais de três mil pessoas foram beneficiadas e qualificadas.
De acordo com a primeira-dama, o foco da qualificação é o ‘empoderamento feminino’. Com o programa, as mulheres ganharam novas oportunidades, aprenderam a fazer doces, bolos, salgados, bolsas entre outros produtos. Segundo Márcia, algumas não têm conseguido atender a demanda, e já começaram a gerar novos empregos, com contratação de ajudantes. “As mulheres não vão mais precisar se submeter a maridos violentos”, avaliou Márcia.
Outro programa citado por Márcia é o Siminina, que chega a sua 17º Unidade. Inclusive, no próximo mês será entregue uma unidade ‘piloto’ está sendo edificada no bairro Pascoal Ramos.
A primeira-dama também lembrou a reinauguração da Casa de Amparo, no último dia 02 de dezembro. “Como eu sempre falo, eu não gostaria que essa casa existisse, mas já que ela é necessária, que se tenha todo o conforto e carinho, para que nesse momento tão difícil na vida dessas mulheres, elas sejam acolhidas da melhor forma possível”, ressaltou Márcia.
Márcia também avaliou que o ano de 2019 foi muito positivo na gestão Emanuel Pinheiro (MDB). De acordo com ela, foram várias realizações, desde asfalto nos bairros à entrega final do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), “o maior Hospital do Centro-Oeste”. “Nós também tivemos grandes avanços, não só apenas na parte de infraestrutura, mas na parte de humanização, cuidando das pessoas”, pontuou.
Na educação, os alunos da rede infantil ganharam uniformes, assim como calçados. “Conseguimos dar mais humanidade, porque sabemos que muitos pais têm mais condições que os outros, e as crianças acabam ficando tolhidas, vendo um amiguinho com um tênis ou uma roupa melhor, mas agora com o uniforme, todos ficaram no mesmo nível, sem discriminação, igualitários”.
“Outro ponto foi à organização dos CMEIs, assim como a reforma de várias unidades escolares, como as salas de aula. Então, foi um ano positivo e de grandes feitos, na gestão Emanuel”, avaliou a primeira-dama da Capital. Ela enfatizou que além de obras físicas, cuidar das pessoas é a prioridade desta gestão “humanizada”.
Questionada sobre alguma coisa que não tenha conseguido realizar em 2019, na área da Assistência Social, Márcia disse que a sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, não foi possível, infelizmente, concretizar neste ano.
No entanto, ela reforçou que as obras continuam e que provavelmente em janeiro, mais tardar em fevereiro já estará pronta para ser entregue à população.
“Essas mulheres que chegam à Delegacia, muitas vezes com seus filhos nos braços, se sentindo julgadas e humilhadas merecem ao menos um espaço especial e acolhedor e que seja respeitada”.
Márcia Pinheiro afirmou que em 2020 muitas coisas boas e importantes se concretizarão na área de infraestrutura, como exemplo, citou os dois viadutos que serão entregues em abril e junho, assim como o financiamento que o prefeito conseguiu para asfaltar mais 20 bairros da Capital.
Outra realização que “encheu os olhos da primeira-dama”, é a inauguração da Capela da Misericórdia, no Complexo do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), nessa quinta-feira (19.12).
“Hoje entregamos a Capela Misericórdia, que vai servir de refúgio e alento àqueles que no momento de dor ou de alegria, poderão usufruir deste lugar de tranquilo que nos dá serenidade. As famílias poderão orar pelos seus entes queridos e agradecer a Deus. Muitos poderão não ser salvos na unidade hospitalar, bem como ressaltou o pastor, mas aqui com a sua fé serão acalentados”, finalizou Márcia Pinheiro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).