A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cuiabá confirmou a primeira morte pelo novo surto de H3N2, um subtipo do vírus influenza A, conhecido como Darwin.
De acordo com a nota, a vítima é uma idosa de 68 anos que faleceu no dia 30 de dezembro, cuja amostra estava em análise. A confirmação ocorreu após recebimento do laudo do exame confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) nessa terça-feira (04.01).
Ainda segundo a nota, a mulher estava internada em um hospital particular de Cuiabá desde o dia 20 de dezembro e acabou não resistindo às vésperas do Réveillon.
O prefeito Emanuel Pinheiro, lamentou a morte da paciente. “Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte desta moradora de Cuiabá pelo vírus da Influenza H3N2. Ainda estamos em pandemia, o coronavírus ainda está circulando e agora temos mais esta ameaça, que é o vírus da Influenza. Infelizmente continuamos vivendo tempos difíceis e não podemos nos descuidar, porque agora a ameaça é dupla. Estamos trabalhando incessantemente para oferecermos atendimento e tratamento dignos para a nossa população, mas novamente eu rogo à população que se cuide. Sistema de saúde em nenhum lugar do mundo consegue dar conta de toda a população ao mesmo tempo e Cuiabá não é diferente. Estamos trabalhando muito para melhorar, mas precisamos que a população também nos ajude, tomando os cuidados necessários”, disse Pinheiro.
Lembrando que nos últimos dias mais de 26 mil pessoas foram atendidas em Várzea Grande com sintomas do novo surto de H3N2. As autoridades sanitárias orientam a todos que adotem todos cuidados necessários como lavagem das mãos, distanciamento social, uso de álcool 70%, uso de máscara, manter-se afastado de pessoas que apresentem sintomas, evitar aglomerações, para que não haja o contágio. Também é essencial ressaltar a necessidade da vacinação, tanto para a Covid-19, quanto para a Influenza.
Leia Também - VG atende mais de 26 mil pessoas com sintomas de síndrome gripal H3N2; “ninguém saiu sem atendimento”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).