25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 20 de Agosto de 2019, 08:05 - A | A

Terça-feira, 20 de Agosto de 2019, 08h:05 - A | A

projeto de lei

Cota Zero pode influenciar diretamente no turismo do Estado, diz presidente da FEPESTUR

Sarah Mendes/VG Notícias

VG Notícias

Tarso

 

O presidente da Federação de Pesca Esportiva e Pousadas de Mato Grosso (FEPESTUR), Tarso Ricardo Lopes, acredita que a implementação do projeto de lei nº 668/2019, denominado Cota Zero, precisa ser feito no Estado, pois, segundo ele, para o turismo “o peixe vale bem mais vivo do que morto”. Ainda, de acordo com ele, a medida pode parecer extrema, no entanto, é necessária.

“A medida pode parecer radical, mas se cortar o mal só pela metade não vai resolver nada. Nós precisamos ter hoje muita responsabilidade na questão do Pantanal e de todos os rios do Estado de Mato Grosso. Nós praticamente não temos mais peixe, o peixe não consegue chegar e, quando chega aqui na cidade de Cuiabá a quantidade é bem menor do que era nos tempos anteriores”.

De acordo com Tarso, em entrevista ao otícias No Ar, caso a lei não seja aprovada no Estado, a tendência é que o número de turistas diminua. “Nossos turistas vêm pescar no Pantanal, não pegam nada e gastam muito. Essas pessoas não vão querer voltar mais, a nossa preocupação do turismo é que esse turista volte à Mato Grosso”, argumenta.

Além da pesca predatória, Tarso acredita, ainda, que a quantidade de lixo nos rios também influenciam diretamente na diminuição da população de peixes. “Se você ficar no meio do rio, a cada 5 ou 6 horas você carrega um caminhão de lixo”, declara.

Cota zero: O projeto de lei é de autoria do poder Executivo e tem por objetivo proibir a pesca, a comercialização e o transporte de pescado em Mato Grosso, pelo período de cinco anos, com o intuito de aumentar o número de peixes nos rios.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760