A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que as contas de energia vão ficar mais caras em maio pelo uso da bandeira tarifária “Amarela.
Segundo a Aneel, a bandeira representa um custo adicional de R$ 1 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido.
Ainda segundo a Agência, neste mês de maio predomina a estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). “Maio é o mês de início da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Embora a previsão hidrológica para o mês indique tendência de vazões próximas à média histórica, o patamar da produção hidrelétrica já reflete a diminuição das chuvas, o que eleva o risco hidrológico (GSF) e motiva o acionamento da bandeira amarela”, diz nota divulgada pela Aneel.
Lembrando que desde dezembro de 2018 até o mês de abril deste ano, estava em vigor a bandeira verde, em que não há cobrança de taxa extra.
Bandeiras - Composto por bandeiras nas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), o sistema de bandeiras foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.
Com a adoção da bandeira amarela, a Aneel aconselha os consumidores a adotar hábitos que contribuam para a economia de energia, como tomar banhos mais curtos utilizando o chuveiro elétrico, não deixar a porta da geladeira aberta e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado, entre outros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).