O secretário de Administração de Sorriso (a 395 km de Cuiabá), Estevam Calvo, anunciou à imprensa, desta terça-feira (11.07), o cancelamento do concurso público e explicou os motivos que levaram a decisão. Segundo ele, a decisão foi tomada em resposta à Notificação Recomendatória 004/2023 emitida pelo Ministério Público do Estado, recebida pela Administração Municipal em 10 de julho. A Comissão Organizadora do certame também emitiu a mesma recomendação.
Na notificação, o Ministério Público destacou que a empresa Método Soluções, responsável pela realização do concurso, é alvo da operação Àpate, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso em 29 de junho de 2023. A operação visava investigar uma suposta fraude no concurso público realizado em Mirassol D'Oeste. Diante dessa situação, a recomendação do Ministério Público e da Comissão Organizadora foi acatada pela Administração Municipal.
Com o cancelamento, Estevam Calvo ressaltou que existem duas possibilidades a serem consideradas. A primeira é realizar um novo processo licitatório para contratar uma empresa especializada em concursos públicos. A segunda é realizar um procedimento de inexigibilidade para contratar uma instituição pública reconhecida em âmbito estadual ou nacional, especializada na realização de grandes certames.
Questionado sobre os custos, o secretário explicou que o pagamento à empresa contratada seria realizado somente após a conclusão do processo. Como o processo não foi concluído, a Prefeitura não efetuará o pagamento. Em relação aos candidatos que vieram de outras localidades, o gestor esclareceu que o edital previa que as despesas de deslocamento seriam de responsabilidade dos próprios candidatos.
Estevam Calvo destacou que o cancelamento do concurso é uma decisão lamentável, porém necessária diante dos fatos apresentados. O certame recebeu um total de 8.377 inscritos para as 72 vagas disponíveis em diversos cargos. No entanto, 1.816 candidatos não compareceram para realizar as provas, realizadas em 28 de maio.
Com isso, a Prefeitura de Sorriso agora analisará as opções disponíveis para viabilizar um novo concurso público que atenda às exigências legais e ofereça oportunidades justas aos interessados em ingressar no serviço público municipal.
Leia também - Deputada critica comportamento de Abílio Brunini na CPMI e diz que caso do deputado é de psicanálise
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).