Equipes de engenheiros e técnicos da Concessionária de Energia de Mato Grosso (Energisa) monitoram uma nova onda de calor extremo prevista para as próximas semanas no país, especialmente no Centro-Oeste, que será uma das regiões mais afetadas, conforme os dados do Grupo Storm, empresa que presta consultoria para a empresa sobre clima.
A Capital de Mato Grosso pode bater o recorde de temperatura do ano, nos próximos dias, com máxima de 44°C. A onda de calor, em partes, é um dos efeitos do El Niño, que tende a favorecer que este fenômeno ocorra com maior frequência e intensidade.
Devido às altas temperaturas, a Concessionária intensificou as orientações para os colaboradores sobre os cuidados com a saúde neste período, principalmente para equipes que atuam em campo e em altura, com uniformes pesados de proteção.
A meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, chama atenção para as regiões de Tangará da Serra, Cáceres e Várzea Grande. “Hoje, as chuvas devem ocorrer em alguns pontos do Estado, com intensidade moderada a localmente forte e pode vir acompanhadas de descargas atmosféricas. As rajadas de vento são esperadas com valores de aproximadamente 40 a 60 km/h, principalmente no sul da regional Barra do Garças”, explica a meteorologista.
O gerente de operações, José Nelson Quadrado, reforça que a empresa está também fazendo treinamentos que simulam crises, além de mapear ações preventivas que envolvem inclusive o acionamento por parte de órgãos públicos e o restabelecimento de energia para serviços fundamentais, como unidades de pronto atendimento e hospitais. (Com assessoria da Energisa).
Leia mais - Mais de 3 mil doses de vacinas foram aplicadas em VG em "Dia D" de Multivacinação
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).