O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL/VG), David Pintor, disse ao VGN na tarde desta quarta-feira (28.04), que o Sindicato dos Trabalhadores autorizou a abertura do comércio no próximo sábado, feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador.
O horário de funcionamento para o comércio de rua será das 08 às 18 horas e os Shoppings Centers e Centro Comercial funcionará das 11 às 21h30.
Segundo David, essa oportunidade de abertura do comércio é para repor os dias que o comércio ficou fechado, e principalmente para as empresas que tiveram que reduzir salários, assim como cortar funcionários da folha. “Enxergamos como positivo essa alteração e liberação da abertura do comércio, pois entendemos que é necessário nesse momento para que possamos manter os empregos e renda da população”, avaliou.
O presidente da CDL ainda ressaltou mais um ponto positivo, pois segundo ele, o final de semana do feriado do Trabalhador antecede o Dia das Mães, e será uma grande oportunidade para as pessoas anteciparem as compras dos presentes para as mães, não deixando para última hora e ainda não tumultuando as lojas. “Isso vai ajudar, é uma oportunidade a mais para o consumidor fazer suas compras com antecedência. Então isso vai ajudar o comércio e a população”, disse.
No entanto, David alertou os empresários para que observem o que está na convenção do trabalho, na questão que fala para cada setor, qual o tipo de regra que ele precisa adotar. Segundo ele, cada segmento terá que analisar em cima da convenção trabalhista a abertura do negócio. A empresa deverá também obter a aceitação do empregado que desejar trabalhar no dia do feriado, assim como remunerá-lo em dobro.
Ainda conforme o presidente da CDL, os empresários devem se atentar se o comércio tem o alvará especial para poder abrir nos feriados. “O empresário tem que ter o alvará especial para poder abrir nos domingos e feriados, isso é importante para que eles possam trabalhar”, concluiu David Pintor.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).