10 de Outubro de 2024
10 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 24 de Dezembro de 2019, 11:02 - A | A

Terça-feira, 24 de Dezembro de 2019, 11h:02 - A | A

novela do VLT

“Começar o BRT do zero custaria mais caro que terminar o VLT”, afirma Emanuelzinho

Sarah Mendes/VG Notícias

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, popularmente conhecido por Emanuelzinho (PTB), em entrevista ao #vgoticias No Ar, voltou a cobrar mais transparência aos atos do Governo do Estado quanto à retomada, ou não, das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - uma das promessas para a Copa do Mundo de 2014. 

De acordo com o deputado, ele tentou criar uma comissão externa na Câmara dos Deputados, cuja missão era verificar as medidas adotadas pelo Governo do Estado quanto À paralisação das obras do modal, bem como para acompanhar o relatório técnico encomendado pelo governador Mauro Mendes (DEM) à Secretaria Nacional, para ver a viabilidade da implantação do BRT ao invés de continuar com as obras do VLT. Porém, a Comissão não foi para frente por questões políticas.

A criação da Comissão dependeria apenas da assinatura da mesa diretora da Câmara dos Deputados, no entanto, conforme disse em entrevista ao oticias, foi divulgado pela imprensa que após o pedido do protocolo para a criação da comissão “lideranças do DEM e do gabinete do Governador estariam de conversa com o Rodrigo Maia para que não permitisse a criação”.

“Não era uma comissão para direcionar para um lado, era uma comissão de transparência”, explicou.

Segundo ele, a Comissão iria colher dados técnicos do Governo do Estado para mostrar à população o que já foi gasto com o VLT, o consumo mensal gasto com manutenção dos trilhos e vagões, bem como o que será gasto para conclusão da obra e para a implantação do BRT.

“Aqueles que estão descrentes do VLT e querem implantar o BRT, a maioria são de classe média alta e alta, querem porque entendem que não vai ser viável a aplicação do VLT, porque já se gastou muito dinheiro, houve muito desvio, então tem que migrar para o novo modal [BRT], só que sem subsídio técnico, ninguém sabe quanto custaria”, afirmou.

Emanuelzinho disse ter conversado com técnicos que participaram do consórcio do VLT, que afirmaram, segundo ele, que iniciar novas obras para implantar o BRT custaria mais caro que terminar o VLT. “Eu queria mostrar para a população, em geral, chamando audiências públicas e os secretário do Governo do Estado, para que a gente chegasse a um denominador onde a bancada federal pudesse ajudar”.

Segundo Emanuelzinho, o Governo do Estado precisa “pegar no chifre do boi” e fazer acontecer o VLT. Para o deputado é preciso transparência quanto à atual situação financeira do modal. “A impressão que eu tenho é que o governador está se preparando para fazer o BRT e está buscando subsídio técnicos da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana”.

A desconfiança do deputado, segundo ele, surgiu após ele ter pedido informações à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e ter ouvido como resposta que essas não poderiam ser repassadas.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760