Os professores da rede municipal de Jangada, a 82 km de Cuiabá, decidiram paralisar as atividades nesta segunda-feira (17.02) por conta de atraso salarial. A informação foi repassada ao #vg pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Jangada, Célia Aparecida da Costa Silva.
O entrou em contato com a Prefeitura de Jangada, contudo, até o fechamento, não obteve sucesso. O espaço segue aberto caso o município queira encaminhar uma manifestação.
Atraso e Paralisação
Segundo a presidente do Sintep de Jangada, Célia Aparecida da Costa, os servidores públicos do município, incluindo os da educação, não receberam o salário do mês de janeiro. Conforme a Lei Orgânica Municipal, artigo 147, os salários dos servidores devem ser pagos até o 5º dia útil do mês. No entanto, a gestão do prefeito Rogério Meira (PSD), não cumpriu o que determina a legislação.
“Alguns servidores que são contratados já receberam, mas aqueles efetivos, como os professores, ninguém recebeu seu salário. Por isso, fizemos a convocação do Sintep e a educação resolveu parar as atividades até que o dinheiro esteja na conta”, declarou Célia.
A presidente do Sintep ainda encaminhou ofício ao prefeito Rogério Meira sobre a paralisação das atividades. No documento, afirma-se que os profissionais da educação estão passando por dificuldades “financeiras, pedagógicas, psicológicas devido ao salário atrasado”.
“Venho, através do presente, comunicar a V.Sº que, reunidos em Assembleia Geral da Categoria dos profissionais da Educação da Rede Municipal de Jangada, MT. decidiu por unanimidade que os mesmos retomarão as suas atividades depois da quitação total dos proventos (salário) atrasados referentes ao mês de janeiro de 2025. Uma vez que muitos destes profissionais estão passando por dificuldades financeiras, pedagógicas, psicológicas devido ao salário atrasado”, diz trecho do documento.
Ao final, a categoria afirma que está à disposição para dialogar com o objetivo de resolver com urgência a situação de todos os profissionais da Educação.
Leia Também - Wanderley dá "puxão de orelha" em Flávia Moretti durante sessão inaugural da Câmara de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).