A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) confirmou 10 mortes em Mato Grosso vítimas da Influenza H1N1, sendo uma delas em Várzea Grande. No total já foram registrados 54 casos da doença no Estado.
Segundo a pasta, além de Várzea Grande, as mortes ocorreram nos municípios de Cuiabá, Água Boa, Juara, Paranaíta, Alta Floresta, Rondonópolis, Tapurah e Guarantã no Norte. No total, 13 casos evoluíram para cura.
Desde o início do ano 598 casos foram notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) em Mato Grosso. Cuiabá, com 173 casos, Sinop com 73, Rondonópolis com 70 e Várzea Grande com 53, são as cidades com mais casos notificados de SRGA.
A influenza começou a ser registrada no Brasil em 2009, ano em que ocorreu uma pandemia. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) acompanha os casos de SRGA notificados pelos municípios. A confirmação como influenza só ocorre depois de investigação laboratorial. Em 2009 foram registrados 196 casos, um caso em 2010, nenhum caso em 2011, 11 casos em 2012, quatro casos em 2013, 44 em 2014 e nenhum caso em 2015.
Cuidados - Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço; Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal; Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar; Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar; Aglomeração de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los, sempre que possível, principalmente no inverno; Mantenha os ambientes arejados.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).