A tradicional Festa de São Pedro realizada nesta quinta-feira (29.06) no Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, reuniu 10 mil pessoas da 42ª edição. Segundo a organizadora, que faz parte da Comissão de festeiro, Gislene Kelly de Magalhães, popularmente conhecida como Gika do Bonsucesso, destacou o esforço da comunidade para promover a celebração. Ela que é filha de pescador demonstra o orgulho em celebrar do “Dia do Pescador”
“O nosso objetivo maior é continuar nossa tradição, nossa cultura. Hoje são 42 anos de festa e para nós é uma alegria distribuir esse peixe para todas essas pessoas. Nosso objetivo maior é nossa fé e nossa devoção em São Pedro”, declarou Gika do Bonsucesso.
A festa de São Pedro é considerada o maior evento gastronômico de pescado de água doce. Ao todo, foram distribuídos mais de 3.300 quilos de peixes doados para a tradicional festa. “Um dá mil, outro 500, juntamos chegou a 3.300 quilos, a quantia exata não tenho, mas desde terça-feira, estamos limpando peixe. Uma semana limpando peixe para servir aqui.”
O evento também realiza competições de dança e prêmio para quem comer mais peixe no valor de R$ 300. O campeão Anderson Marcos, que é da Comunidade de Capão Grande, afirmou que treinou para ganhar a competição. “Comi 10 postas de peixes e não foi fácil, estou cansado demais e estou feliz”, disse Anderson.
Leia também: Paulo Araújo é único deputado que votou pela suspensão da pesca a parabenizar pelo Dia do Pescador
Ao , a organizadora do Projeto Flor de Lis, Elenice destacou a atuação dentro da comunidade. Ela convidou todos para prestigiar Bonsucesso, que conta com diversas peixarias. “A gente sempre participa nas festas de comemoração e hoje nessa data tão maravilhosa que é a Festa de São Pedro fui convidada para ‘madrinhamento’ e graças as Deus o Projeto Flor de Lis bateu recorde, recebemos muita doação e podemos contribuir com a comunidade”.
A artesã Miguelina sempre participa da festa, mas este ano foi a primeira vez que expôs na festa São Pedro. “Eu que faço os doces aqui em Bonsucesso.”
Já o vereador Jero Neto (MDB) defendeu a continuidade do evento: “A população é carente de eventos que fomentam a cultura, eu que venho desse seguimento cultural, eu acho muito importante não só para as bandas, músicos e todas as pessoas da culinária, mas sim para a população que fica muito feliz em ter essa festa em continuidade.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).