O Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT) recomendou nesta quinta-feira (02.06) a utilização de máscaras nas escolas de Mato Grosso em decorrência da baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 entre as crianças de 5 a 11 anos.
De acordo com a Secretaria Estado de Saúde (SES-MT), o COE-MT apontou que apenas 16% do público infantil está com o esquema vacinal completo e tomou as duas doses recomendadas - conforme dados do Painel de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19, mantido pela SES-MT.
Além disso, o levantamento aponta ainda que 64% das crianças aptas a serem vacinadas não tomaram nenhuma dose e 36% a primeira dose.
Já em relação aos adolescentes, de 12 a 17 anos, os dados demonstram que a cobertura vacinal no Estado é de 55%, ou seja, quase metade dos adolescentes estão com esquema vacinal incompleto.
A secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira, ressaltou a importância de se completar o esquema vacinal das crianças para que não resulte em aumento no número de casos de contaminação pela Covid-19.
“Já está demonstrada a eficiência da vacinação contra o vírus, o que permitiu que nós pudéssemos retomar a normalidade. E queremos garantir que nossas crianças também estejam seguras”, afirmou.
Em razão do baixo índice vacinal, principalmente das crianças, o Centro de Operações em Emergência fez uma nova análise de risco, por meio de estudos da equipe de Vigilância Epidemiológica. Para a avaliação, foram considerados os dados de variação de casos, óbitos, coeficiente de incidência e mortalidade acumulados nos últimos 14 dias e nas últimas 24 horas, além da variação e similaridade de casos e óbitos.
Leia Também - Comandante da PM pede “calma” para candidatos inscritos em concurso e diz que certame será retomado em breve
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).