Dois municípios de Mato Grosso decretaram obrigatoriedade de uso de máscaras faciais em repartições públicas e unidades de saúde. Outros municípios do Estado emitiram recomendações de prevenção contra a nova onda da Covid-19.
Conforme publicado no Diários Oficial dos Municípios desta sexta-feira (02.02), em São José do Povo (a 263 km de Cuiabá), o prefeito Ivanildo Vilela da Silva, decretou uso obrigatório de máscaras faciais nas repartições públicas, higienização constante das mãos, mesas e balcões de atendimento, bem como a disponibilização de álcool 70% para uso dos servidores e usuários dos serviços públicos.
No município de São José dos Quatro Marcos (a 310 km de Cuiabá), o prefeito Jamis Silva Bolandin decretou a obrigatoriedade do uso de máscara nas Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Municipal da cidade.
Já em Tangará da Serra (a 251 km de Cuiabá), o prefeito Vander Masson emitiu recomendação do uso de máscara facial a todos os cidadãos em estabelecimentos de saúde pública e privada e pessoas com sintomas respiratórios gripais “A recomendação de uso de máscaras tem como objetivo a proteção da saúde pública e a redução do risco de transmissão de doenças respiratórias, em especial as formas graves da COVID-19”, cita decreto.
A recomendação considerou a atualização do Painel Epidemiológico n.º 1423, que trata sobre a situação do Coronavírus/COVID-19 no Estado de Mato Grosso, onde o município encontra-se classificado como "Risco Alto". Conforme o Boletim de Doenças Emergentes, Tangará da Serra registrou 353 casos notificados da doença respiratória Covid-19, com 255 pacientes recuperados e 98 em isolamento, nos últimos dias.
Já em Várzea Grande,Kalil Baracat emitiu a recomendação de medidas preventivas para uso de máscaras em locais que contenham aglomeração de pessoas e lugares fechados como ônibus, salas de aula, entre outros locais que possam propagar ou contribuir com o aumento de casos de testes positivos de COVID-19 e Síndrome Gripal.
Veja também: Prefeitura de VG recomenda uso de máscara em escolas e no transporte coletivo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).