A Prefeitura de Nova Brasilândia (a 223 km de Cuiabá) decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas na região que danificaram pontes e deixaram comunidades ilhadas. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (AMM) dessa sexta-feira (14.02).
De acordo com a Prefeitura, devido ao fato de o solo encontrar-se totalmente encharcado várias pontes acabaram sendo destruídas e danificadas, tornando precária e interrompida a trafegabilidade nas estradas que cortam o Município.
“Fica declarada situação de emergência nas áreas do município contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre classificado e codificado como razão dos eventos do tipo tempestade local/convectiva – chuvas intensas, tipificado pelo COBRADE 1.3.2.1.4. CONFORME IN/MI n°02/2016”, diz trecho do decreto.
A situação é mais crítica nas regiões dos assentamentos Santa Rosa, Santa Amélia, Fica Faca e nas Regiões da Biboca e Córrego Grande.
Com o decreto, a prefeitura pode convocar voluntários para atuar nas áreas atingidas e, se preciso, pode contratar serviços e comprar materiais sem licitação por causa da urgência.
O decreto vale por 90 dias, podendo ser prorrogado por mais noventa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).