As chuvas dos últimos dias deixaram 40 famílias desabrigadas em Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, e isolaram centenas de famílias em diversas comunidades em Pontes e Lacerda. Conforme dados parciais da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), 14 pontes foram destruídas nos três municípios e outras 35 foram danificadas. Pelo menos 14 pontes estão totalmente intrafegáveis em Pontes e Lacerda.
No domingo (24), o governador Pedro Taques (PSDB) sobrevoou as áreas afetadas pelas cheias nos rios Aguapeí e Alegre, juntamente com os secretários de Assistência Social e de Cidades, respectivamente Valdiney Arruda e Eduardo Chiletto. E anunciou uma força-tarefa para dar apoio aos municípios.
Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade já decretaram situação de emergência e Porto Esperidião deverá fazer o mesmo nos próximos dias. As famílias desabrigadas estão alojadas em escolas e quadras de esporte da região . O estado disse que enviou cestas básicas, água, colchões e cobertores para essas pessoas.
A Defesa Civil está nos municípios para ajudar os desabrigados. Um helicóptero do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) deve ficar no local até quinta-feira (27) para atender as demandas das famílias.
A força-tarefa de apoio aos municípios deverá ser formada pela casas Civil e Militar, pelas secretarias de Cidades, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Infraestrutura, e Gabinete de Comunicação. O Núcleo de Ações Voluntárias também vai ajudar com doações.
Nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26) um helicóptero do Corpo de Bombeiros estará nas regiões que ainda não estão com informações levantadas de comunidades e moradores atingidos. Os bombeiros vão ajudar ainda na distribuição de água potável e alimentos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).