A chuva colaborou, mas não extinguiu todos os focos do incêndio que atinge o Pantanal Mato-grossense. A informação foi repassada ao pela assessoria do Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (20.11).
“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado continua na região combatendo o fogo até a sua total eliminação”, informou.
Em vídeo gravado pelo biólogo do SOS Pantanal, Gustavo Figueiroa, afirmou que choveu a noite toda no Porto Jofre. Ele avalia a chuva no Pantanal como crucial para reduzir os focos de incêndios e controlar a situação, porém, alerta sobre a importância do trabalho do rescaldo.
“A notícia é boa, mas agora é a hora mais importante do combate, o rescaldo. As equipes de combate precisam vigiar atentamente esses focos após a chuva passar, para garantir que eles não irão voltar, como aconteceu após as chuvas do começo deste mês”, escreveu o biólogo nesta madrugada.
Os incêndios que atingem o Pantanal há mais de 30 dias já consumiram mais de 1 milhão de hectares do bioma.
Leia mais: Incêndio que atinge Pantanal se aproxima de pousadas
Combate aos incêndios
Cerca de 90 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combatem os incêndios na região do Parque Estadual Encontro das Águas e da Transpantaneira, neste domingo (19.11). As ações de combate contam com apoio de três aviões, helicóptero e 11 barcos para a infiltração das equipes, viaturas e caminhões-pipa.
A Sala de Situação Central, em Cuiabá, acompanha a evolução dos incêndios com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).