A chuva registrada por moradores em Chapada dos Guimarães nessa terça-feira (01.09) desacelerou a intensidade do incêndio que destrói aproximadamente 5 mil hectares de uma Área de Proteção Ambiental (APA) estadual situada no município. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM/MT) desta quarta-feira (02.09), a chuva auxiliou, dando uma desacelerada nas chamas, mas não foi suficiente para acabar com o fogo.
As equipes continuam trabalhando no incêndio que está próximo ao Parque Nacional (PARNA) Chapada dos Guimarães, num terreno bastante complexo para o combate. Segundo os Bombeiros, as equipes que atuam no local não têm conexão entre o planalto e a planície (paredão separa). Na ação, os bombeiros fazem uma linha de defesa para que o fogo não chegue ao Parque, utilizando duas aeronaves (AT 502-ICMBIO) com brigadistas do ICMBIO.
Outra equipe de bombeiros militares, militares do Exército Brasileiro e brigadistas da Prefeitura estão em uma frente próxima à base do DTCEA e ao mirante Alto do Céu. Também está sendo realizado um monitoramento de toda a extensão da trilha top de fita tendo em vista que é a única ligação entre Chapada e Cuiabá naquela região. Conforme o CBM/MT, não há estimativa de área queimada, uma vez que a vetorização dos dados é dificultada por ser uma área de planalto.
Trabalham na região cerca de 55 combatentes entre Bombeiros Militares, ICMBIO, Exército Brasileiro, Brigadistas da Prefeitura.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).