06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 24 de Abril de 2019, 15:04 - A | A

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019, 15h:04 - A | A

Entrevista

"Cadastro Positivo entra em vigor daqui 90 dias", diz superintendente da CDL Cuiabá

Gislaine Morais/VG Notícias

VG Notícias

Fabio Granja

 

O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Fabio Granja, explicou em entrevista ao oticias No Ar, nesta quarta-feira (24.04), como será a nova linha do Cadastro Positivo - Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

De acordo com o superintendente, o cadastro positivo vem com um formato diferente, para enxergar as transações financeiras das pessoas e mostrar mais o comportamento do consumidor, como por exemplo, se paga as conta em dia e quanto está com a renda comprometida.

“Isso vai fazer com o que as empresas enxerguem aquele bom pagador, que paga em dia, que tem uma receita interessante, e vai fazer com que a empresa queira atrair ele para ser um cliente, ou seja, ele vai ter condições de ter juros menores, ele vai ter condições de parcelamento melhor, ele vai ter condições de negociar melhor o produto, diferente do mau pagador. Então, nós não vamos mais deixar nivelado, vamos favorecer o bom pagador, isso poderá em uma linha do tempo influenciar a nossa educação financeira, fazendo com que as pessoas antes de contraírem a dívida, ela calcule melhor e negocie, planejem melhor para continuar ou entrar nesse grupo de bom pagador”, explica Fabio.

Questionado sobre a data da efetivação do Cadastro Positivo, Fabio afirma que a efetividade do Cadastro Positivo entra em prática em 90 dias - parazo para começar a integrar as informações para as empresas.

“Daqui 90 dias entra em prática, onde nós vamos começar a integrar com as informações para as empresas. E a partir de 90 dias, nós temos mais 60 dias para disponibilizar as informações para o consumidor, para que ele possa observar como está a condição dele naquele momento”, explicou.

Fabio ainda acrescenta que o medidor será por meio do score. “Hoje o score é baseado em métodos, estatísticas e em dados sócios econômicos, então, existem vários dados baseados no negativo. Já o novo score vai ser com base do cadastro positivo, no histórico, no comportamento da pessoa, na qualidade do comprometimento da renda”.

Para o superintendente da CDL, o novo método irá gerar mais confiança para o empresário e mais benefícios para o consumidor.

Ele ainda faz um alerta para que as pessoas procurem a CDL para atualização cadastral: “É de suma importância às pessoas procurarem a CDL para atualizar o cadastro, pois todos esses detalhes irão contribuir para um aumento, ou seja, para uma pontuação melhor no score”, enfatiza.

Quanto a inadimplência no Estado de Mato Grosso, Fábio comenta que analisando os três primeiros meses do ano e comparando com os últimos 12 meses, a inadimplência teve uma leve queda. “Na verdade ela teve uma leve queda, analisando os três primeiros meses do ano. Então, isso mostra que está tendo uma desaceleração nesse crescimento que vinha de uma forma bem continua nesses últimos anos”, pontua o superintendente.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760