O sistema viário de Várzea Grande sofrerá alterações significativas com a implantação do Ônibus de Transporte Rápido (BRT), sendo que a mudança mais impactante ocorrerá na avenida Senador Filinto Muller, a qual se tornará mão única no trecho da Igreja Nossa Senhora do Carmo até a rotatória do Aeroporto. A informação consta do parecer técnico emitido pela Câmara Técnica – CT da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação – SMDURFH publicado na edição desta terça-feira (18.07) do Jornal Oficial dos Municípios (AMM).
“A alteração de maior significância ficará na avenida Sen. Filinto Muller, que terá alteração no sentido, onde após as obras passará a ser sentido único da Travessa Maracaju até a Rotatória do Aeroporto”, cita trecho do parecer, que destaca a mudança do sentido da via na região.
Consta da publicação, que estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança pertinentes a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo metropolitano – “BRT, que as avenidas Couto Magalhães e Filinto Muller serão readequadas para atender a pista do BRT. “Será feito todo o projeto de sinalização vertical e horizontal, com a demarcação de faixa de estacionamento.”
Entre as mudanças, consta que o terminal André Maggi será totalmente remodelado, tendo sua atual estrutura totalmente demolida e sendo edificada nova estrutura, com acomodações para atender as demandas de quantidade de passageiros que utilizarão o transporte público.
Consta do relatório, que a aprovação do Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança, no dia 07 de julho de 2023, considerou que em todo o traçado do modal de transporte, as calçadas serão padronizadas, atendendo a necessidade de uma mobilidade a pé, permitindo ao pedestre se deslocar seguramente e resolvendo uma demanda já levantada por essa municipalidade e garantindo a acessibilidade.
Também foi considerado que em todo o trajeto será executado todo um projeto de arborização, garantido uma ambiência urbana para a cidade e contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental da localidade.
Leia mais: Novas rotas para evitar congestionamentos em avenidas que ligam VG a Cuiabá; confira
As áreas de estudo compreendem toda a extensão da avenida da FEB, toda a extensão da avenida Governador João Ponce de Arruda, trecho da avenida Couto Magalhães (da Av. João Ponce até a Travessa Maracaju) e trecho da avenida Sen. Filinto Muller (rotatória do aeroporto até a Travessa Maracaju), além do prolongamento da avenida João Ponce de Arruda até o loteamento Ipase e da área do atual terminal André Maggi.
“Os principais corredores de trânsito e transporte elencados no início, passarão por alterações significativas em sua geometria viária, alternando as calçadas, as faixas de rolamento, os canteiros centrais, criando novas pistas de rolamento para o modal BRT, padronização das calçadas no trecho e alteração dos canteiros centrais”, cita trecho do relatório.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).