A alteração e o novo critério do Programa Ser Família Emergencial tem tirado o sono de muitos beneficiários, que depois da pandemia da Covid-19, dependem exclusivamente deste auxílio para colocar comida dentro de casa.
Leia mais - Governo de MT altera valor e forma de pagamento do auxilio emergencial
A reportagem do recebeu nos últimos dias, pelo canal de atendimento à população, diversos questionamentos em relação a data do pagamento da segunda fase do auxílio, que foi anunciado para este mês.
De acordo com a moradora de Várzea Grande, Fátima, as famílias estão com medo e inseguras se vão conseguir receber o auxílio ainda este mês, pois sabem que o cartão que eles têm em mãos já não tem mais validade.
“Estamos com medo de não conseguir esse dinheiro, pois são muitas famílias, e não sabemos se eles vão conseguir entregar o novo cartão a tempo. Nós contamos com esse valor para colocar comida em casa para os nossos filhos. Muitos de nós estamos desempregados, e esse dinheiro tem nos salvado”, disse ela.
Para Joana, a mudança foi boa, pois aumentou o valor, mas ela também sabe que agora só vão receber de dois em dois meses. Segundo ela, as famílias estão eufóricas em saber se vão receber esse mês, porque como foi anunciado depois é só em dezembro.
“Nós só queremos que eles falem a verdade, se vão pagar ainda esse mês ou não. É muita gente contando com esse dinheiro. Já passamos da metade do mês, e a entrega é demorada, já foi assim da primeira vez. Só queremos uma resposta. Podem achar que esse valor é pouco, mas para nós é muito”, declarou Joana.
A reportagem do entrou em contato com a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina, que disse que isso não depende do município, e sim do Estado, pois é um programa do Governo. “Continuamos na mesma, aguardando orientações. Por ser um programa do Governo Estadual, seguimos orientações deles”, disse ela.
Em conversa com a secretária adjunta do Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família, Salete Morockoski, ela afirmou que a Secretaria está trabalhando para atender as famílias com o auxílio até o final deste mês.
Segundo ela, já estão terminando de fechar uma licitação, e também já estão vendo com a empresa responsável uma data para encaminhar um calendário para todos municípios orientando como será a entrega dos cartões aos beneficiários.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).