Em 48 horas, 33 municípios tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por conta de acidente envolvendo veículos contra poste, sendo que duas colisão foram em Várzea Grande somente neste final de semana.
Segundo informações da Energisa, concessionária responsável pelo serviço em Mato Grosso, nesta segunda-feira (27.06) equipes atuam para a troca de mais um poste atingido por veículo em Rondonópolis. No local, 40 imóveis tiveram fornecimento de energia impactado na zona urbana do município.
Ao todo, foram registradas interrupção no serviço de energia por conta de colisão em Cuiabá, Nova Mutum, Guarantã do Norte, Matupá, Nova Canaã, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Santa Helena, Sinop, São José dos Quatros Marcos, Confresa, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira, Jaciara, Rondonópolis, Nova Olímpia, São Félix do Araguaia, Canarana, Cáceres, Tapurah, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Barra do Bugres, São José do Xingu, Santa Carmem, Nova Lacerda, Ipiranga do Norte, Colíder, Gaúcha do Norte, Aripuanã, Feliz Natal e Araputanga.
Ainda segundo a Energisa, a maioria das causas dos acidentes foram por imprudência no trânsito.
O gerente de Operações da Energisa em Mato Grosso, José Nelson Quadrado Júnior alertou que em uma batida cabos energizados podem cair sobre os veículos ou no chão, gerando sérias consequências, como choques e queimaduras graves. "A sociedade precisa estar atenta. trânsito não é brincadeira" destacou o gerente.
Leia também: Bezerra diz não conhecer recuo de Geller sobre adesão à presidenciável Simone Tebet em troca de apoio ao Senado
ORIENTAÇÃO – O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Mato Grosso, Victor Hugo de Amorim Oliveira orientou como proceder quando acidentes envolvem cabos energizados. Segundo Victor Hugo, no momento da batida, alguns cuidados devem ser tomados pelo motorista, passageiros, pedestres e moradores da região.
“É importante nessa situação que quem estiver dentro do veículo não saia, principalmente, se o poste e cabos de energia estiverem sobre o carro. A orientação é esperar dentro do veículo e não tocar nas partes metálicas, e acionar de imediato a Energisa. Assim, uma equipe especializada realizará todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, orienta o coordenador.
Outra instrução dada por Victor é para que as pessoas mantenham distância do local do acidente e da rede elétrica. “Muitas pessoas tentam filmar ou tirar fotos ficando próximo do local, o que aumenta o risco de que outros acidentes aconteçam”, ressalta Victor.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).