Bairros de Várzea Grande são alvos de uma ação do Departamento de Água e Esgoto do município (DAE/VG). Neste mês de setembro, a ação será intensificada nos bairros Paiaguás, Nova fronteira, Colinas Verdejantes e Mapim. A ação conta com o apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal (GM/VG).
A ação “Caça Fraude”, visa combater as irregularidades no sistema de distribuição de água e esgoto da cidade e ocorre durante todo ano. Em agosto de 2022, já foram notificadas 175 ligações clandestinas, com estimativa de que existam em toda a cidade aproximadamente 30.000 ligações clandestinas.
As equipes da autarquia estão em campo realizando as fiscalizações em buscas das irregularidades, tais como: ligações clandestinas de água e esgoto, desvio de ramal de água, retirada de hidrômetro, violações dos lacres de corte, desperdício de água ou qualquer outra intervenção no sistema de abastecimento.
O furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade. O consumidor infrator responde pelo crime de furto qualificado por fraude, previsto no Art. 155, $ 4º, II do Código Penal Brasileiro.
Em agosto, o DAE-VG regulamentou os valores das multas por infração, através da Portaria nº 217/2022. As multas consideradas leves correspondem a 10 vezes o valor da tarifa mínima vigente da categoria em que o usuário se enquadre. Infração média será 20 vezes e a infração grave 100 vezes.
Renegociação - Os consumidores que possuem débitos em atraso com o DAE-VG, podem regularizar a situação com condições especiais de pagamento. Confira matéria relacionada - Com R$ 125 milhões a receber, DAE-VG autoriza descontos para inadimplentes
O cidadão que quiser denunciar qualquer irregularidade pode entrar em contato pelos seguintes canais: 3688-9720, (65) 99267-9896 (WhatsApp) e da ouvidoria (65) 99267-6588. Ou ainda através de nossas redes sociais, no Facebook e Instagram @daevarzeagrande, através de mensagem direta.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).