23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 22 de Outubro de 2023, 15:22 - A | A

Domingo, 22 de Outubro de 2023, 15h:22 - A | A

Santa Catarina

Aposentado realiza festa de santo há mais de 30 anos em VG

Sucedendo um legado do seu pai, Arquimedes convida os várzea-grandenses para a tradicional festa de santo em 29 de outubro

Adriana Assunção/VGN

Aposentado, pai de três filhos e quatro netos, Arquimedes Amancio da Silva, 67 anos, mantém viva sua fé e devoção a Santa Catarina. Residente em Várzea Grande, Arquimedes promove a tradicional festa, que já ocorre há mais de 30 anos, na chácara situada próxima ao linhão da Energisa, no bairro Costa Verde.

Seguindo o legado de seu pai, Arquimedes convida os várzea-grandenses para o evento marcado para o dia 29 de outubro, que terá início às 8h e se estenderá durante todo o dia. Com a colaboração de devotos voluntários, a festa contará com almoço gratuito e entrada franca, no entanto, as bebidas estarão disponíveis para venda no local. A celebração tradicional incluirá a famosa procissão, a reza cantada e o almoço.

"Comecei dessa forma, a santa era venerada por meu falecido pai. Quando ele nos deixou, eu tinha apenas 8 anos. À medida que cresci, minha mãe me incentivou, dizendo: 'Meu filho, continue a devoção a Santa Catarina de seu pai'. Nossas festas eram realizadas na roça, eram mais simples, mas sempre tínhamos bastante porco, mandioca e banana para servir. Quando viemos para cá, parei de fazer a festa por cerca de três anos. Minha mãe insistiu: 'Meu filho, você tem que rezar para a santa'", destacou o devoto.

Arquimedes Amancio afirma que geralmente não pede colaborações, "mas quem quiser oferecer ajuda de bom coração, como arroz, temperos ou outras doações, pode entrar em contato pelos números 65 99269-6441 ou 65 98473-4380."

Na época em que sua família o instigava a dar continuidade à tradição, o morador de Várzea Grande lembra que chegou a responder de maneira mal-educada à sua mãe. "Eu disse: 'Mamãe, mal temos o suficiente para nós, e você quer que a gente faça uma festa para o povo? Eu não tenho dinheiro.' Minha mãe respondeu: 'Ora, meu filho, é a fé que nos guia'."

Após muita insistência, Arquimedes relata que começou a modesta celebração entre amigos e oferecendo "um porquinho" gratuitamente. "Fiz conforme a vontade de Deus, da minha Santa e da minha mãe. E parece que a santa estava esperando, porque eu não tinha emprego, nem casa, nada para me aposentar. Naquele dia, era só para rezar, mas a turma passou a noite toda se divertindo... Gostaram. Gostaram", lembra.

Ele relatou que a padroeira Santa Catarina atendeu às suas preces e, na semana seguinte, uma pessoa ofereceu condições de pagamento parcelado para adquirir os materiais de construção, um carpinteiro se dispôs a trabalhar nos finais de semana, e outra pessoa lhe ofereceu emprego com registro em carteira.

"Naquele dia, pedi a Deus e ajoelhei-me diante de Santa Catarina, dizendo: 'Minha santa, se quiser que eu continue minha devoção a ti, então me dê forças para construir uma casa melhor, um abrigo mais digno e um emprego. Pedi, e ela atendeu ao meu pedido. Ela me orientou, e hoje tenho minha casa. Por isso, cumpro minha promessa porque tenho fé."

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760