24 de Novembro de 2024
24 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019, 15:17 - A | A

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019, 15h:17 - A | A

estragos da chuva

Após temporal, Cáceres decreta estado de emergência

Lucione Nazareth/VG Notícias

Em razão dos estragos provocados pela chuva que caiu na semana passada, o prefeito de Cáceres (a 220 km de Cuiabá) Francis Maris (PSDB) decretou estado de emergência no município. A publicação consta no Diário Oficial dos Municípios (AMM) que circula nesta segunda-feira (23.12).

De acordo com o decreto, na segunda-feira (16.12) passada o município de Cáceres foi atingido por um forte vendaval acompanhado de rápida e forte precipitação de chuva, com duração de aproximadamente 02h40min causando grandes danos e prejuízos em 10 bairros da cidade, cujos dados ainda estão sendo levantados, quantificados e contabilizados pela Prefeitura e pela Defesa Civil.

Conforme o documento, até o momento foi verificado 220 imóveis foram danificados: destelhamentos, paredes e muros derrubados, ausência de energia elétrica, queda de vários postes de distribuição de energia elétrica e queda de árvores sobre várias ruas e casas da cidade.

Além disso, órgãos públicos também sofreram danos: destelhamento, queda de muros os quais foram atingidos por queda de árvores e galhos trazidas pela forte ventania. “O forte vendaval gerou destroço, como galhos de arvores, e escombros de coberturas, que atingiram veículos particulares e prédios públicos”, diz trecho do extraído da publicação.

Diante dos danos, os membros da Comissão Municipal de Defesa Civil deliberaram favorável a decretação de situação de Emergência na cidade.

Por meio do decreto, o prefeito Francis Maris autorizou ações para reorganização da cidade: “Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a tutela da Comissão Municipal de Defesa Civil e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos, com auxílio da Superintendência Estadual de Defesa Civil, nas ações de Resposta ao Desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil”, diz trecho do decreto assinado pelo gestor.  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760