26 de Fevereiro de 2025
26 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2022, 09:45 - A | A

Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2022, 09h:45 - A | A

LEI

Aparelho de oxímetro deve ser disponibilizado gratuitamente em farmácias de MT

As farmácias de Mato Grosso têm dez dias para se adequarem ao cumprimento da norma.

Rojane Marta/VGN

De autoria do deputado Eduardo Botelho (DEM), a Lei 11.672/2022, que obriga as farmácias de Mato Grosso a disponibilizarem o aparelho de oxímetro à população, de forma gratuita, pelo tempo que durar a pandemia da covid-19, foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM) e já está em vigor no Estado.

“Fica estabelecido que todas as farmácias do Estado de Mato Grosso deverão disponibilizar ao menos 01 (um) aparelho de oxímetro à população, de forma gratuita, pelo tempo que durar a pandemia da covid-19, com a finalidade de mensurar o nível de saturação de oxigênio (O2sat ou SaO2)” cita trecho da norma.

Consta da lei, que o estabelecimento deverá, ainda, como medida pública, proporcionar um farmacêutico para ajudar a medir o nível de oxigenação sanguínea.

“Os aparelhos disponibilizados deverão ser corretamente higienizados, conforme determina o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (covid-19), publicado pelo Ministério da Saúde” diz lei.

A utilização do aparelho deve priorizar os seguintes grupos: profissionais de saúde da rede pública e privada, no exercício da profissão, que atuam na linha de frente das medidas de combate à covid-19 em Mato Grosso; profissionais da segurança pública que atuam na abordagem direta ao cidadão; idosos, pessoas do grupo de risco, pessoas com doenças respiratórias, crônicas, baixa imunidade, ou outro tipo de enfermidade que favorece o contágio; e pessoas com sintomas da covid-19.

As pessoas que apresentarem hipóxia, baixa oxigenação dos tecidos, deverão, conforme o caso, ser direcionadas para uma das unidades de saúde de Mato Grosso específica, para a realização de testagem e controle da covid-19.

Leia também: Mendes afirma que discurso de perda de arrecadação é "conversa fiada"

As farmácias de Mato Grosso têm dez dias para se adequarem ao cumprimento da norma.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760