18 de Outubro de 2024
18 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 19 de Novembro de 2022, 08:09 - A | A

Sábado, 19 de Novembro de 2022, 08h:09 - A | A

em fase de projeto

Ao custo de R$ 468 milhões, obras do BRT devem começar por Várzea Grande em março de 2023

Obras serão executadas no prazo máximo de 700 dias, e no projeto consta remodelamento do Terminal André Maggi em VG

Lucione Nazareth/VGN

As obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) devem começar em março de 2023, e terão início por Várzea Grande. O transporte vai ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande e, ao todo, a obra é orçada em R$ 468 milhões. A informação foi repassada ao pela assessoria da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA-MT).

O Consórcio Construtor BRT Cuiabá, formado por empresas de São Paulo, será o responsável pela implantação do modal, com prazo de encerramento em aproximadamente 700 dias, ou seja, por mais de 2 anos e meio para a conclusão das obras.

Como a licitação para contratação da empresa foi realizada em Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), o Consórcio é responsável também por elaborar os projetos, que segundo a Sinfra-MT, estão em fase de elaboração. “Os projetos já estão sendo elaborados e assim que forem aprovados, as obras terão início”, explicou a pasta em nota.

Leia Também - LOA-2023 considera redução de arrecadação de ICMS e execução do BRT, diz secretário

A primeira etapa da obra do BRT engloba todo o trecho de Várzea Grande. O projeto prevê que o BRT vai subir a avenida Couto Magalhães, retornar e descer pela avenida Senador Filinto Muller. Depois, passa pelo atual Terminal André Maggi [que será remodelado] e na sequência em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, e no fim, ele descerá pela avenida da FEB.

A segunda fase da obra será na avenida Rubens de Mendonça; a terceira é o trecho da avenida Fernando Corrêa com a avenida Coronel Escolástico; a quarta fase é a região da Prainha e a rua XV de Novembro e a quinta é o Centro de Cuiabá.

A informação, segundo a assessoria da Sinfra/MT, que a obra está paralisada em decorrência de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) não precede, a decisão foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em Agosto deste ano. O contrato com a empresa vencedora da licitação do BRT já foi assinado e a ordem de serviço foi emitida.

Como a licitação foi realizada em Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), o Consórcio vencedor é responsável por elaborar os projetos e realizar as obras. Os projetos já estão sendo elaborados e assim que forem aprovados, as obras terão início. A expectativa é que isso ocorra em março do ano que vem.

A previsão é que a obra comece sim por Várzea Grande.

Leia Mais - Secretário diz que obras do BRT começam por VG e espera não ter surpresa com Cuiabá     

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760