20 de Setembro de 2024
20 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024, 17:25 - A | A

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024, 17h:25 - A | A

Confira

Alunos criticam uso de uniforme obrigatório e acusam governador de apagar comentários

Alunos dizem que escolas dão uma peça para semana toda e uniformes não têm padrão de tamanho

Angelica Gomes/VGN

Alunos das redes de ensino público do Estado de Mato Grosso têm expressado críticas à política que torna obrigatório o uso do uniforme completo nas Escolas Estaduais. Eles alegam dificuldades em cumprir a exigência devido à falta de disponibilidade e inadequação dos tamanhos e modelos, especialmente para aqueles cujas crenças religiosas proíbem o uso de shorts e saias.

Internautas também denunciam que o governador do Estado, Mauro Mendes (União), estaria bloqueando os comentários dos alunos que discordam da política, levantando questões sobre o direito à liberdade de expressão.

“Vocês deveriam perguntar para os alunos, não para quem não usa uniformes”, comentou um internauta na enquete postada na página do governador, que consulta a opinião do público sobre o projeto de lei que torna obrigatório o uso do uniforme completo nas escolas estaduais.

Alguns estudantes compartilham suas experiências, apontando que itens obrigatórios do uniforme são disponibilizados em quantidade insuficiente para uma semana inteira, tornando quase impossível o cumprimento da exigência diária. Além disso, destacam que os uniformes são desconfortavelmente quentes, especialmente em salas de aula sem ar-condicionado.

“Sou estudante do ensino médio e não concordo com a obrigatoriedade do uniforme completo. Apenas a blusa já está ótimo! Só tenho uma calça, como vou com a mesma todos os dias? "Mas tem os shorts!" Só tenho UM short, ano passado não ganhei nenhum. E nem se tivesse ganhado, minha religião não permite usar. Ou seja, pra mim seria quase impossível usar uniforme completo todos os dias (SIC)”; “Já basta ficar numa sala q o ar não presta nesse calor de 50° graus, ainda vamos ter q usar esse uniforme quente (SIC)???”.

Há também preocupações sobre o impacto da imposição de um padrão rígido de vestuário na diversidade de preferências e estilos dos estudantes, afetando negativamente sua autoestima e identidade. “Ao impor um padrão rígido de vestuário, a escola pode estar desconsiderando a diversidade de preferências e estilos dos estudantes, o que pode afetar negativamente a autoestima e a identidade de cada um”, diz comentário.

Apesar das críticas dos alunos e de comentários positivos de pessoas que não frequentam atualmente a rede pública de ensino, o governador enviou o Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa do Estado para aprovação. 

Os estudantes, em sua maioria, concordam com o uso obrigatório da blusa, no entanto, o uniforme completo são considerados por eles como desnecessários e gasto de dinheiro público que poderiam ser investidos em estrutura física, materiais didáticos e ônibus escolares.

 

Leia mais: Alunos que recusarem uso de uniforme devem assinar documento e pais serão chamados

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760