17 de Novembro de 2024
17 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 26 de Abril de 2021, 08:54 - A | A

Segunda-feira, 26 de Abril de 2021, 08h:54 - A | A

inclusão digital

Alan Porto revela que alunos desassistidos da rede estadual podem receber computadores

Em relação a compra de computadores para os alunos, Alan Porto explica que ainda é preciso respeitar o processo licitatório, que leva cerca de 60 dias.

Adriana Assunção & Edina Araújo/VG Notícias

 

VGN Notícias

VGN; Alan Porto; secretário; educação

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

 

O secretário  de Estado de Educação, Alan Porto, em entrevista ao VGN nesta segunda-feira (26.04), revelou que o governador Mauro Mendes (DEM) estuda medidas para inclusão digital dos estudantes mato-grossenses.

Está em análise a criação de uma plataforma digital exclusiva para conteúdo escolar da rede estadual de educação e em fase de licitação de compras de computadores aos alunos desassistidos – aqueles que não possuem nenhum tipo de ferramenta (a smartfone, tablet ou computador) para acompanhar as aulas.

Segundo Porto, 86% dos estudantes têm um smartphone ou um computador que pertencem ao pai e alguns têm dificuldades de acesso à internet.

 

45% da nossa rede hoje não tem acesso à internet

“O Estado está dando um passo de cada vez, o próximo passo é gerar essa inclusão digital para o estudante de Mato Grosso. Então nós estamos trabalhando em uma plataforma educacional com tráfego de dados, que seja paga para aquele aluno que tenha condições de ter aquele aplicativo em qualquer smartphone, tablet ou computador. Para que ele tenha acesso a todo conteúdo da rede de forma digital, vídeo aula para ele ter condições de conversar com o professor”, afirmou o secretário.

Leia mais: Escolas de MT recebem material didático e secretário afirma que apostilas serão iguais de escolas particulares

Já em relação a compra de computadores para os alunos, Alan Porto explica que ainda é preciso respeitar o processo licitatório, que leva cerca de 60 dias.

“Nós também estamos fazendo uma grande licitação para a compra de computadores para chegar a aquele aluno que está desassistido de tudo, não tem acesso a smartfone e não tem acesso a um computador. Então o próximo passo é essa inclusão do estudante mato-grossense. Nossa equipe já está trabalhando, o processo licitatório já está encaminhado, termo de referência. Agora a gente sabe que os prazos legais têm que ser cumpridos. Isso leva em torno de 60 dias”, afirmou o secretário.

 

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760