Os deputados estaduais, em sessão dessa terça (29.01), aprovaram em segunda votação, Projeto de Lei (PL) que obriga a instalação de sistema de alarme e monitoramento em todas as barragens e represas existentes em Mato Grosso. O PL é de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), e foi apresentado em 2015, logo após a tragédia ocorrida em Mariana (MG).
Em sua justifica, Wilson Santos cita que Mato Grosso é responsável pela maior parte da água doce do país, onde é sabido que caso haja rompimento de barragens no Estado, terá grandes problemas com perdas de vidas e depredação do meio ambiente.
Segundo consta do PL, empresas e companhias que necessitem de barragens e represas de contenção para realizar suas atividades, independentemente de quais sejam estas, ficam obrigadas a instalar sistemas de alarme, monitoramento e controle das estruturas e segurança de suas unidades.
Ainda, de acordo com o PL, o sistema deverá, obrigatoriamente, estar interligado com as prefeituras e comunidades adjacentes e órgãos de gerenciamento de riscos, a fim de possibilitar a rápida e efetiva retirada das populações em risco, em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso.
“Deverá ser criado plano de contingenciamento e evacuação das populações afetadas ou em risco, com a realização de treinamento e capacitação periódicos, em conjunto com os órgãos de gerenciamento de riscos, sob supervisão da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso” cita artigo terceiro do PL, que segue para sanção do governador Mauro Mendes, para ser regulamentada no prazo máxim
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).