29 de Novembro de 2024
29 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 12 de Julho de 2024, 09:30 - A | A

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024, 09h:30 - A | A

INVESTIGAÇÃO CLANDESTINA

Abin paralela de Bolsonaro tentou incrimiar servidor do Ibama com "algo de Mato Grosso"

Servidor teria "atingido diretamente o presidente" e virou alvo de investigações clandestinas

Lázaro Thor/VGN

A chamada "Abin paralela" do grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro tentou incriminar um servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) citando que ele teria "algo de Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul". 

O servidor espionado foi Hugo Ferreira Netto Loss que chefiava ações de combate ao garimpo e ao desmatamento ilegal no Brasil. As informações foram colhidas de trechos da investigação resultante da Operação Última Milha, que foram obtidos pela reportagem do

Segundo as investigações da Polícia Federal, Hugo foi alvo do equipamento First Mile em ações clandestinas de apuração contra servidores públicos que cumpriam seus deveres funcionais. De acordo com a PF, a motivação da investigação clandestina seria porque Hugo "atingiu o presidente diretamente". 

"Tem como verificar a ficha corrida deles e o que aprontaram nas polícias e em outras áreas. Uma dica: Hugo Leonardo teria algo contra ele no Mato Grosso ou no Mato Grosso do Sul.", diz trecho de um dos pedidos feito para investigar o servidor. 

Segundo a PF, a ação cladestina era de pleno conhecimento do então diretor da PF, o hoje deputado federal Alexandre Ramagem.

Uma das razões das investigações seria porque os servidores estariam "dando trabalhao à gestão". Ocorre que, segundo a polícia, o "trabalho" que dava à gestão seria, na verdade, o cumprimento dos deveres funcionais dos servidores, que atuavam principalmente no comabte aos crimes ambientais. 

"O servidor do IBAMA HUGO FERREIRA NETTO LOSS que, segundo fontes abertas, teria sido exonerado em razão de sua atuaçâo em fiscalizações do IBAMA em 24/05/2020 já havia também sido monitorado por meio do sistema FIRST MILEem 27/05/2020.", diz trecho do documento. 

Leia mais: Divergências políticas levaram ao afastamento de Mauro Mendes e Mauro Carvalho

 
 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760