O município de Canarana (a 720 km de Cuiabá) foi declarado como a "Capital do Gergelim" de Mato Grosso. A iniciativa consta da Lei 11.836/2022, de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB), sancionada pelo governador Mauro Mendes (União).
Conforme a justificativa do parlamentar, Canarana é o município que mais produz gergelim em Mato Grosso. “No cenário dos grandes produtores, o gergelim é uma cultura de adequada produtividade com potencial de descompactar o solo, com produtividade média de 500 a 800 kg por hectare, ao se considerar o clima” cita.
Os assentados no município, por outro lado, segundo informa o autor, investem no gergelim orgânico mercado japonês, com ajuda da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, ia e Extensão Rural).
Informa ainda que, na última colheita foram plantados mais de 85 mil hectares em Canarana. “Na colheita atual, o aumento dos preços do milho levou a uma queda para cerca de 55.000 hectares”.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wiisch, em tempos normais do preço do milho a produtividade do município de Canarana abastece a demanda por gergelim no Brasil por até dois anos, e 90% da produção do município destina-se para o Japão, China, Vietnã e ainda países do Oriente Médio.
“Mesmo que seja uma cultura antiga, no Brasil o gergelim ainda é um cultivo jovem, mas que tende a ter a produtividade crescente e com mais qualidade, com o apoio da Embrapa e Empaer” justifica Dr. Eugênio.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).