Horth Rasur/Shutterstock

Vacinas autorizadas para uso no Brasil não interferem em resultados de exames de diagnóstico da doença
Pessoas já vacinadas contra a Covid-19, mas que apresentem sintomas da doença, devem passar por exame de diagnóstico a pedido de um médico. A recomendação foi da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Conforme a Anvisa, mesmo que sejam leves, sintomas como febre, cansaço, tosse, perda de paladar ou olfato, dor de cabeça e outros podem indicar que o indivíduo contraiu o coronavírus mesmo após a vacinação.
Leia Também - Anvisa aprova estudo clínico com células-tronco para tratamento da Covid-19
A Agência afirmou que o exame médico pode confirmar ou descartar a doença com segurança, evitando que haja a transmissão do vírus para outras pessoas.
Ainda segundo a entidade, as vacinas autorizadas para uso no Brasil não interferem em resultados de exames de diagnóstico da doença.
“Isso porque a tecnologia utilizada nos testes é a de ensaio molecular (RT-PCR) ou teste rápido de antígenos virais, que têm como foco identificar a circulação do vírus no organismo, no momento em que o exame é realizado. (...) O diagnóstico e a identificação oportuna de Covid-19 por meio de exames se somam aos esforços de enfrentamento à doença no país, permitindo também a rastreabilidade de casos suspeitos”, diz outro trecho da nota.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).