A vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) pode começar a partir de 20 de janeiro. A projeção foi anunciada pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, durante entrevista coletiva concedida nessa terça-feira (29.12) na sede do órgão em Brasília.
Segundo ele, conforme o Plano de Vacinação, a imunização poderia ter início na melhor da hipótese em janeiro ou em um prazo mais longo até 10 de fevereiro, dependendo do processo de registro das vacinas que está sendo feito pelos laboratórios junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O cronograma de vacinação na melhor hipótese poderíamos estar começando a vacinação a partir do dia 20 de janeiro. Em um prazo médio, entre 20 de janeiro a 10 de fevereiro. E um prazo mais longo a partir de 10 fevereiro. Isso vai depender de uma série de fatores, inclusive de logísticas. E vai depender dos laboratórios estariam em dia com seu processo de submissão continua e com o processo de registro na Anvisa. Não depende de nós, depende do laboratório fazer a sua parte, entregar toda a documentação. Tudo aquilo que for arguido pela Anvisa para que a gente a certeza e segurança eficácia da vacina”, explicou Élcio na coletiva.
Vale lembrar que neste mês, o Governo lançou o Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a Covid-19 que prevê quatro grupos prioritários que somam 50 milhões de pessoas, um total de 108,3 milhões de doses de vacina (cada pessoa deve tomar duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção), dos quais idosos e profissionais da saúde terão prioridade.
Leia Mais - Governo lança plano de vacinação contra Covid-19 com previsão de concluir imunização em 16 meses
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).