Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um dos acordos permite a isenção do visto para turistas, pessoas em trânsito ou em viagens de negócios
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta segunda-feira (28.09), seis acordos com o Catar. Os atos foram firmados no Palácio Real com o emir Tamim bin Hamad Al-Thani. Segundo Bolsonaro, os tratos foram pactuados de modo a beneficiar os dois países.
Entre os feitos está a cooperação no campo da saúde, onde o Brasil e o Catar irão intensificar a colaboração em áreas “mutuamente acordadas”. Outro acordo diz respeito à isenção do visto para turistas, pessoas em trânsito ou em viagens de negócios e que são portadores de passaporte comum.
Foi firmado ainda, um acordo a fim de estabelecer e explorar serviços aéreos no território brasileiro e catariano. Também haverá a cooperação entre o Brasil e o Catar quanto a assuntos de defesa, pesquisa, desenvolvimento, apoio logístico, medicina militar e fornecimento de produtos e serviços de defesa; o acordo prevê que ambas as federações troquem conhecimentos e experiência sobre organização e operações das forças armadas dos dois países.
Além disso, foi assinado ainda, um acordo de cooperação entre academias diplomáticas dos dois países, inclusive o intercâmbio de estudantes diplomatas. O Catar é o penúltimo destino do presidente Jair Bolsonaro que está em viagem oficial pela Ásia e Oriente Médio desde 19 de outubro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).