Diário do Nordeste/Vc Repórter
Fiocruz alerta que transmissão pode se intensificar com expansão da variante Delta
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que transmissão pela Covid-19 permanece alta no país e o fato está relacionado com a retomada de muitas atividades envolvendo a circulação de pessoas e o uso de transporte público (ônibus, trem e metrô). A informação consta no Boletim InfoGripe com dados da Semana Epidemiológica que compreende o período de 29 de agosto a 04 de setembro.
Segundo o documento, houve decréscimo do número de óbitos, que diminui a uma taxa de 1,3% ao dia, e apresenta uma média de 680 óbitos diários. Sobre a média diária de casos, o boletim traz que vem se mantendo em 24,6 mil casos confirmados por dia, com ritmo de redução de 1,9%.
Leia Também - Pais de autistas protestam contra cobrança abusiva de coparticipação pela Unimed
Conforme o boletim, o avanço da vacinação é um dos pontos que vem contribuindo para redução dos índices. “No entanto, não é possível afirmar que há uma redução na transmissão da doença, já que os testes de diagnóstico têm sido voltados principalmente para pessoas com suspeita de infecção e sintomas que oferecem risco aos pacientes. Dessa forma, o número de infectados assintomáticos e de casos leves pode ser bastante superior aos valores reportados oficialmente”, diz documento.
Os pesquisadores da Fiocruz apontam que a taxa de letalidade permaneceu em valores altos e se encontra em torno de 3%, o que também pode indicar o sub-registro de casos leves. Eles citam a queda na taxa de positividade dos testes, mas ainda com valores altos, “considerando outro objetivo da vacinação, que é a interrupção de cadeias da transmissão do vírus da Covid-19”.
“Esses dados mostram que a transmissão permanece alta e pode se intensificar com a expansão da variante Delta. A oscilação no número de casos diários reflete, em certa medida, um ambiente que tem sido propício para a transmissão da doença, na retomada de muitas atividades, envolvendo a circulação de pessoas e o uso de transporte público, além de trabalho e lazer”, cita boletim.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).