Em protesto às manchas de petróleo que têm dominado as praias da região Nordeste do país desde agosto desse ano, o Esporte Clube Bahia irá disputar a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Ceará Sporting Clube, nesta segunda-feira (21.10), vestindo a camisa do time “manchada de óleo”.
“Vazou... também na camisa do Esquadrão”, assim foi iniciada a publicação feita no Twitter do time na manhã deste domingo (20), anunciando a novidade. Logo abaixo é possível ver a nova camisa, com manchas pretas, fazendo referência a atual situação das praias no Nordeste.
Por medidas de redução do impacto ambiental e pela punição aos responsáveis, nossas camisas estarão manchadas de óleo no jogo de amanhã - como as praias do Nordeste. #BBMP
Leia o Manifesto ➡️ https://t.co/PRi5hxH2f5 pic.twitter.com/Yr8pVnfLKB
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) October 20, 2019
Confira o manifesto do clube ao fim da matéria.
Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quase 200 áreas já foram atingidas pelas manchas. Ainda, segundo o instituto, a análise das amostras feita pela Marinha e pela Petrobras constatou que que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, sendo assim, não é originário de nenhum derivado de óleo.
A Petrobras informou, ainda, que após análise foi possível descobrir que o óleo presente nas praias do Nordeste brasileiro não é produzido pelo Brasil. A investigação da origem das manchas de óleo está sendo conduzida pela Marinha, enquanto a investigação criminal é objeto da Polícia Federal.
Leia manifesto divulgado pelo Esporte Clube Bahia na íntegra:
O problema é seu. O problema é nosso.
Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?
O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.
É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.
Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.
Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?
A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).