14 de Novembro de 2024
14 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023, 08:11 - A | A

Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023, 08h:11 - A | A

"fala misógina”

Solidariedade expulsa prefeito que defende castração de meninas e limitar número de filhos

Prefeitura defende que declaração foi dada em “momento de descontração”

Lucione Nazareth/VGN

O partido Solidariedade informou nesse domingo (17.09) que expulsou o prefeito do município de Barra do Piraí, Mário Esteves, após o gestor defender que as “meninas” da cidade sejam “castradas” para controle da população local.

Na última quinta-feira (14.09), durante um evento público na cidade carioca, Mário Esteves, defendeu a “castração” de meninas e que a Câmara dos Deputados elabore uma lei que permitisse no máximo dois filhos por mulher.

“O que não falta em Barra do Piraí é criança. Tem que começar a castrar essas meninas e controlar essa população. É muito filho, cara. É no máximo 2, tem que fazer uma lei lá na Câmara, de no máximo 2. Porque haja creche para ser construída”, disse o prefeito.

Após a repercussão das falas, a Prefeitura de Barra do Piraí emitiu nota afirmando que o prefeito “jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa às mulheres”.

“O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar, assim como a vasectomia. Jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa às mulheres. Prova disso, são os investimentos que a prefeitura tem aplicado no Hospital Maria de Nazaré - a Pérola do Vale - e nos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem, onde o planejamento familiar é discutido. Foi um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção e de desenvolvimento na cidade, tema central do evento e que é o principal destaque. Qualquer ilação com esse assunto mostra desconhecimento político, uma vez que castrar é esterilizar. A utilização da linguagem vai muito mais para quem quer difundir a confusão na mente do outro, quando deveria explicar”, diz nota.

Já a Executiva Estadual do Solidariedade, em um comunicado divulgado à imprensa, classificou a fala de Mário como “misógina”, e que a legenda não tolera discursos que incentivem qualquer tipo de preconceito.

“A Direção Estadual do partido Solidariedade Rio de Janeiro decidiu, por unanimidade, expulsar o prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, por sua fala misógina, demostrando total desrespeito às mulheres. O Solidariedade não tolera discursos, ações e demonstrações de qualquer tipo de preconceito”, diz trecho da nota.

Leia Também - Solidariedade expulsa advogado que atacou ministro do STF; jurista diz estranhar repercussão sobre citação em processo

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760