22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Quarta-feira, 14 de Abril de 2021, 08:40 - A | A

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021, 08h:40 - A | A

Brasil

Senadores mato-grossenses defendem CPI da Covid-19 ampliada

A CPI criada por Girão recebe o apoio dos senadores da base governista que articulam a criação da CPI ampliada, com a inclusão de prefeitos e governadores.

Adriana Assunção/VGNotícias

Reprodução

Senadores MT 2020

Senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Jayme Campos (DEM-MT) e Carlos Fávaro (PSD-MT)

 

Foi lido no Senado Federal nessa terça-feira (13.04) o requerimento de criação da CPI da Covid-19, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Randolfe estipula que a comissão parlamentar de inquérito investigue ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia e o colapso da saúde no Estado do Amazonas no começo do ano.

Entretanto, sob orientação do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) decidiu anexar outro requerimento de criação de CPI, do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), para investigar a aplicação de recursos federais por Estados e municípios no combate à pandemia, o que amplia o escopo do colegiado.

A CPI criada por Girão recebe o apoio dos senadores da base governista que articulam a criação da CPI ampliada, com a inclusão de prefeitos e governadores. Neste caso, a CPI recebe o apoio dos três senadores mato-grossenses. Assinaram a CPI criada por Girão, os senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Jayme Campos (DEM-MT) e Carlos Fávaro (PSD-MT).

O senador Carlos Fávaro e Fagundes avaliam não ser o melhor momento para a instalação de uma CPI: “Mas já que existe uma decisão judicial a ser cumprida para a criação da CPI da Covid-19, defendo que essa Comissão Parlamentar de Inquérito tem que ser técnica e séria, sem espaço para a politicagem. Por isso, precisamos apurar todas as suspeitas de improbidade nas três esferas, federal, estadual e municipal”, declarou.

Leia mais: Kajuru "vaza" conversa com Bolsonaro e pode responder no Conselho de ética

A criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado Federal atende uma medida cautelar expedida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso determinou que o presidente do Senado adote as providências necessárias à criação e instalação de comissão parlamentar de inquérito”.

Entretanto, o Senado aguarda a decisão do plenário do STF sobre manter ou não a CPI.

 

 

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760