O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse nessa quarta-feira (18.01) que o salário mínimo no valor de R$ 1.302 será mantido até o mês de maio, e que posteriormente será apresentado um novo valor – ainda a ser negociado com lideranças sindicais. A declaração ocorreu durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e representantes sindicais no Palácio do Planalto.
Marinho afirmou que as possíveis alterações do salário mínimo serão definidas também será discutido com outros Ministérios. “É preciso ter consciência que esta valorização do salário mínimo será feita pelo conjunto de Governo com os Ministérios do Planejamento, da Fazenda, da Casa Civil, da Indústria e Previdência, que estão presentes no grupo de trabalho”, declarou o ministro.
Conforme ele, é preciso respeitar a previsibilidade da economia porque uma mudança no valor do salário pode afetar o empresariado, os prefeitos, os governadores e o Governo Federal.
Além disso, destacou que Lula orientou que é preciso muito diálogo e cautela na adoção das medidas e que não pode “ter canetaço”. “Vamos construir entendimentos e consensos de forma que a gente possa fortalecer o trabalho, a classe trabalhadora e, acima de tudo, retomar o processo vigoroso de geração de emprego, de oportunidade”, finalizou Marinho.
Leia Também - Centrais Sindicais pedem que salário mínimo seja fixado em R$ 1.342; reunião com Lula pode definir aumento
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).