Nos últimos anos, o país vive uma intensa polarização política, o que refletiu em uma eleição presidencial marcada por ataques mútuos e um resultado apertado. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente com a promessa de unir os brasileiros. No entanto, após quase 100 dias de Governo, pesquisas recentes mostram que essa união ainda está distante de ser alcançada.
Esta semana, tanto o Instituto Datafolha quanto o PoderData divulgaram pesquisas de avaliação da gestão do presidente Lula, os números de ambas as sondagens apontam que o país ainda está dividido politicamente.
A pesquisa PoderData indica que, há quase 100 dias de Governo, Lula tem aprovação de 49% e desaprovação de 41%, com 10% dos entrevistados que não souberam responder. Esse resultado, sugere a persistência do cenário de polarização vivido nas eleições de 2022, quando o presidente derrotou Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno, com uma margem apertada de 50,9% dos votos. Assim como naquela época, o presidente conta com a aprovação de cerca de metade dos eleitores, mostrando que a divisão política do país ainda persiste.
Na pesquisa Datafolha, 51% dos entrevistados afirmaram que o presidente "fez pelo país menos do que se esperava", enquanto 25% consideram que ele atendeu às expectativas e 18% afirmam que Lula superou as expectativas até o momento. Ou seja, esses dados revelam que metade da população esperava mais do atual presidente até o momento.
Lula saiu vitorioso com uma margem de diferença extremamente pequena. Diante disso, o resultado dessas pesquisas pode ser interpretado como um sinal de alerta. Caso essa tendência seja mantida, nas próximas pesquisas, o Governo pode ficar em uma situação desconfortável.
Leia também -- Ministro lamenta ataque e diz "Estamos falhando miseravelmente com as crianças"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).