© Marcello Casal JrAgência Brasil
A medida tinha sido suspensa em março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá retomar o boqueio de pagamento aos segurados que não fizerem prova de vida. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A medida tinha sido suspensa em março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19.
“Retomar, a partir da competência maio de 2021, a rotina de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil”, sic publicação.
Veja Também - Governo assina novo contrato com Pfizer para aquisição de mais 100 milhões de doses da vacina
Segundo o INSS, cerca de 160 mil segurados deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020, e corre risco de ter os pagamentos suspensos.
“Esses beneficiários podem realizar o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br, de modo a evitar o bloqueio de seus benefícios. A prova realizada junto às instituições financeiras continua válida e pode ser realizada normalmente. O procedimento, que visa comprovar que o beneficiário está vivo, deve ser realizado anualmente pelos segurados do INSS”, diz nota no INSS.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).