Serhii Sobolevskyi/Getty Images
Irregularidade do fluxo de notificação serve como alerta para consequências de decisões por vezes inoportunas ou baseadas em dados incompletos e atrasados
Falhas no fluxo de dados pelo e-SUS e Sivep-Gripe, que vem sofrendo oscilações na disponibilização de registros de casos e de óbitos pelo novo coronavírus, podem gerar interpretações equivocadas sobre as tendências locais da pandemia, assim como passar a “falsa impressão que a pandemia acabou”. O alerta é dos pesquisadores do Observatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo eles, as falhas no fluxo de dados pelo e-SUS e Sivep-Gripe “refletem na divulgação de um número abaixo do esperado durante algumas semanas, seguida de um número excessivo de casos, como aconteceu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina no final de setembro, e no Ceará e Distrito Federal no início de outubro”.
Conforme os pesquisadores, alguns Estados estão tendo problemas com esses sistemas de informação, o que pode gerar interpretações equivocadas sobre as tendências locais da pandemia e a tomada de decisões baseadas em dados incompletos A irregularidade do fluxo de notificação serve como alerta para as consequências de decisões por vezes inoportunas ou baseadas em dados incompletos e atrasados.
Leia Também - Thelma de Oliveira diz que Bolsonaro brinca com orçamento e age como se não tivesse que prestar contas
“A tendência de redução desses indicadores, mesmo considerando as oscilações verificadas nas últimas, demonstra que a campanha de vacinação está atingindo um dos seus principais objetivos, qual seja, a redução do impacto da doença, produzindo menos óbitos e casos graves, no entanto, sem o bloqueio da transmissão da doença”, diz pesquisadores em trecho extraído do boletim informativo.
Eles ainda acrescentaram: “O vírus não deixa de circular por decreto, e a falsa impressão de que já vencemos a pandemia, com a flexibilização de medidas que protegem contra a transmissão do vírus, pode retardar o controle mais definitivo da epidemia e remete para a necessidade de se continuar vigilante em relação à Covid-19”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).