A farmacêutica Pfizer anunciou hoje (20.09) que um ensaio de fase II revelou que sua vacina contra a Covid-19 é segura para crianças de 05 a 11 anos.
No comunicado, a farmacêutica afirmou que planeja submeter os dados compilados para esta faixa etária à FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos para autorização de uso emergencial da vacina neste público alvo.
Leia Também - Governo zera alíquota de importação de remédio para câncer
“Os resultados desse teste fornecem uma fundação sólida para buscar autorização de nossa vacina para crianças entre 5 e 11 anos, e planejamos entregar o pedido à FDA (agência reguladora dos EUA) e outros reguladores com urgência”, diz nota da farmacêutica.
Segundo eles, 2.268 crianças com idades entre 5 e 11 anos tomaram as doses da vacina, com 10 microgramas, administrada com 21 dias de intervalo. Atualmente, pessoas acima de 12 anos recebem dose de 30 microgramas do imunizante.
“A dose de 10 microgramas foi cuidadosamente selecionada como a dose preferida para segurança, tolerabilidade e imunogenicidade em crianças de 5 a 11 anos”, diz outro trecho da nota.
A Pfizer ainda acrescentou: “A vacina foi bem tolerada, com efeitos colaterais geralmente comparáveis aos observados em participantes de 16 a 25 anos”.
Ao final, a farmacêutica afirmou que espera dados de testes para crianças a partir dos 6 meses “já no quarto trimestre deste ano".
Importante destacar que a vacina Pfizer já está autorizada para aplicação em crianças a partir de 12 anos em vários países, incluindo os Estados Unidos e Brasil.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).