Reprodução
Alerta é do boletim Infogripe da Fiocruz em que apontam que bebês prematuros correm maiores riscos
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para o reaparecimento de outros vírus respiratórios em crianças de 0 a 9 anos. Assim como a Covid-19, os vírus também têm gerado quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A informação consta do Boletim InfoGripe com dados são referentes à semana entre os dias 10 e 16 de outubro.
De acordo com o boletim, o alerta é para os vírus Bocavírus, Parainfluenza 3 e 4, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e do Rinovírus, que já vinham sendo registrados desde o início do ano.
“A análise verificou que nessa faixa etária houve aumento significativo de registros de VSR, com valores semanais superiores aos observados para Sars-CoV-2 (Covid-19). O VSR é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas”, diz trecho do documento.
Leia Também - Seduc/MT publica edital para processo seletivo; salários de até R$ 4,4 mil
Ainda segundo os pesquisadores da Fiocruz, o Vírus Sincicial Respiratório é mais preocupante em bebês prematuros, cardiopatas ou com problemas crônicos no pulmão. Em crianças de até dois anos, é responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias durante seu período de maior incidência.
“Crianças com menos de cinco anos têm maior risco de desenvolver formas graves. Cerca de 10 a 15% dos casos em bebês menores de dois anos necessitam de internação hospitalar, às vezes, na UTI” apontou os pesquisadores.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).