A recente pesquisa IPEC (Instituto de Psiquiatria e Estimulação Cerebral), divulgada no último domingo (19.03), revelou que os evangélicos têm menos confiança na nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os evangélicos representam 26% da população brasileira, e deste grupo, apenas 31% consideram o Governo petista como bom ou ótimo. Por outro lado, 32% o avaliam como ruim ou péssimo, em comparação com os 24% na avaliação da população geral.
Os dados ainda indicam que os evangélicos são o grupo que mais desconfiam do presidente. Quando feita a pergunta: O (A) sr(a) confia ou não confia no Presidente Lula? 53% da população geral declara confiar no petista, porém entre os religiosos 58% diz não confiar no Chefe do Executivo.
A resistência entre os evangélicos em confiar na gestão petista que os números apontam possivelmente seja reflexo das desinformações divulgadas durante o período eleitoral, que traziam falsas informação como a de que Lula fecharia igrejas evangélicas caso fosse o novo presidente.
Além das desinformações há o empenho de líderes religiosos em manter essa resistência contra o governo. Nesta semana, por exemplo, voltou a circular nas redes sociais um vídeo em que o líder da Igreja Universal, bispo Edir Macedo, afirma que o presidente foi ingrato com a comunidade, já que não teria recebido nada em troca das orações direcionadas à Lula quando enfrentava um câncer.
Vale lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a Presidência com alto índice de aprovação entre esse grupo. Pelo menos a metade dos evangélicos avaliavam a gestão bolsonarista como boa ou ótima.
A pesquisa foi realizada pelo instituto Ipec entre os dias 2 e 6 de março de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Leia também - Lúdio cobra gastos do Governo com concurso de pantufas no Malai Manso: “Enquanto a educação pública padece”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).