O presidente Jair Bolsonaro anunciou na última quinta-feira (21.11), que o número eleitoral de seu novo partido, Aliança pelo Brasil, será o 38. A declaração ocorreu durante transmissão ao vivo em seu Facebook. “Tínhamos poucas opções e eu acho que o 38 é um número mais fácil de gravar”.
O Aliança pelo Brasil ainda está em processo de criação e, segundo Bolsonaro trata-se de um partido conservador que respeitará todas as religiões e a legítima defesa; “dá crédito” aos valores familiares e é favorável à posse de arma de fogo e ao livre comércio.
Para que seu partido seja registrado oficialmente e possa disputar às eleições, Bolsonaro precisa de 500 mil assinaturas. Segundo ele, o Supremo Tribunal Eleitoral (STE) deve decidir até a próxima semana se essa coleta poderá ser realizada via assinaturas eletrônicas ou físicas.
Caso o STE decida pela via eletrônica, Bolsonaro acredita que o partido estará criado em, no máximo, um mês. A assim, poderá participar das próximas eleições municipais, em 2020. Já em caso de assinaturas físicas, o presidente crê que demore cerca de um ano e meio. “Então na ocasião das eleições do ano que vem, acredito que podemos ter partido funcionando desde que as assinaturas sejam de forma eletrônica, caso contrário nós só estaremos em condições de disputar as eleições em 2022”.
Logo serão criadas as executivas estaduais do partido e, de acordo com o presidente, para a indicação de pessoas serão observados vários critérios e não será beneficiado “quem chegar na frente” Ainda, segundo ele, estas serão executivas estaduais profissionais que deverão cumprir o que está no estatuto. “Não é quem chegou na frente simplesmente por ter algum cacife eleitoral. Nós reconhecemos a importância de todo mundo, temos muitos deputados, senadores e vereadores que querem vir para o partido”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).